quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Memória curta

É extraordinário como ainda há pessoas que comparam os PECs do governo minoritário de Sócrates com as projecções falhadas do actual governo. A memória não pode ser assim tão curta. Se o PSD dava com uma mão, abstendo-se, tirava logo de seguida com a outra ao boicotar constantemente todas as medidas que tinham sido previamente aprovadas na AR. Quem não se recorda, por exemplo, do chumbo à revisão da Lei das Finanças Regionais? Ou dos sucessivos bloqueios às reformas na educação e na saúde? Este governo dispõe de todas as condições políticas para executar o seu programa (que é o programa da troika): para além da maioria parlamentar, do "pretexto" da troika (dá sempre jeito dizer que "é por causa da troika", fugindo assim às suas responsabilidades), também conta com a passividade e conivência do Presidente da República (o tal que nunca se engana e raramente tem dúvidas; e que para serem mais honestos do que ele têm que nascer duas vezes).

Promessas não cumpridas, previsões erradas, postura arrogante, Orçamentos do Estado que duram menos de dois meses, venda ao desbarato de empresas públicas estratégicas, desemprego histórico, espiral recessiva, colapso social iminente. Este é, sem dúvida, o governo mais incompetente e mentiroso que Portugal já teve desde o 25 de Abril.

Teria sido preferivel resistir, como mostram os casos espanhol e italiano, ter dado uma oportunidade ao PEC IV - até porque tinha o apoio dos nossos parceiros europeus, nomeadamente da senhora Merkl.