domingo, 15 de agosto de 2010

Samsung i5700 Spica: apagar aplicações PT/Sapo

Uma das desvantagens de comprar um telemóvel bloqueado a uma determinada rede/operadora é vir cheio de aplicações inúteis que nada mais fazem do que ocupar espaço precioso no nosso cartão. E, ao contrário das aplicações "normais", onde um simples "uninstall" resolve o problema, só é possível apagá-las se o utilizador tiver permissões especiais (aka "root").

Cada caso é um caso. Para ter acesso "root" no meu Samsung i5700 Spica, segui este tutorial. De seguida, acedi à directoria "tools" do Android SDK através do Command Prompt (cmd.exe) e corri o Android Debug Bridge (adb.exe) para aceder ao telemóvel via terminal (adb shell). Como, por defeito, está "read-only", tive de "remontá-lo" como "read-write" de modo a poder apagar as aplicações ("mount -o remount,rw,codepage=utf8,vfat,xattr,check=no /dev/stl6 /system"). Depois foi só executar o comando "rm system/app/pt.sapo.mobile.android.*" e reiniciar o telemóvel :)


(clicar para ampliar)


Notas:
1.- Correr o Command Prompt (cmd.exe) como Administrador (botão dto. do rato, "Executar como administrador").
2.- Para verificar qual o "device" a montar, escrevemos "mount". O que tiver o /system associado, é esse (no meu caso, é o /dev/stl6).
3.- Não é obrigatório usar o "adb". Podemos usar o Android Terminal Emulator ou o Terminal Emulator. Não esquecer de primeiro escrever "su". Quando aparecer "#", significa que já temos permissões "root".

Outros links interessantes:
- androidPT 2.1
- Samdroid.net
- Samsung Firmwares