domingo, 23 de maio de 2010

Mac OS X: Erro na criação de partições

As mensagens de erro mais comuns/frequentes na criação de partições no Mac OS X são as seguintes:
    - Could not modify partition map because filesystem verification failed.
    - The disk cannot be partitioned because some files cannot be moved.
No primeiro caso, a solução é quase intuitiva. Basta arrancar o computador com o cd do OS X, correr o “Disk Utility” e seleccionar “Repair Disk”.

No segundo, pode ser algum ficheiro do sistema que esteja “locked” mas o mais provável é estar relacionado com o tamanho (demasiado grande) de um ou mais ficheiros que o sistema não consegue mover. Antes de apagar algum ficheiro importante, vamos experimentar apagar apenas a imagem temporária do “sleep” (sudo rm /var/vm/sleepimage). Se o "Boot Camp Assistant" ou o “Disk Utility” continuar com mensagens de erro, então temos que procurar pelo(s) ficheiro(s) que possa(m) estar na sua origem. Normalmente são imagens do VMware, Parallels, VirtualBox, etc.

No meu caso, bastou mover a imagem do VMware correspondente ao Windows 7 (tem quase 30gb...) para um disco externo. Depois de criada a partição, foi só voltar a copiá-la para o disco rígido.

#update: Se mais tarde quisermos reduzir a partição do OS X e o "Disk Utility" mostrar a mensagem de erro "MediaKit reports no such partition", arrancar com o cd do Ubuntu e usar o GParted. [Nota: Este programa apenas reduz partições hfs+ (mais info aqui). Se quisermos aumentar a partição do OS X, jogamos ao contrário, ie, reduzimos primeiro a partição do Linux (ou Windows, etc.) e só depois corremos o "Disk Utility"].