sábado, 29 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

GNU/Linux: Instalar drivers Canon em distros 64bits

Muitas das drivers disponibilizadas pela Canon para o GNU/Linux são de 32bits. Se tentarmos instalar em distros de 64bits, dá erro. Mas, ao contrário do que alguns utilizadores possam pensar, é possível “dar a volta”. Basta seguir os passos deste post e substituir onde diz “i386” por “amd64” (ver “architecture”).

[Testado com a Pixma MP140 e Pixma iP2600 no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) 64bit (AMD64)]

domingo, 23 de maio de 2010

Mac OS X: Erro na criação de partições

As mensagens de erro mais comuns/frequentes na criação de partições no Mac OS X são as seguintes:
    - Could not modify partition map because filesystem verification failed.
    - The disk cannot be partitioned because some files cannot be moved.
No primeiro caso, a solução é quase intuitiva. Basta arrancar o computador com o cd do OS X, correr o “Disk Utility” e seleccionar “Repair Disk”.

No segundo, pode ser algum ficheiro do sistema que esteja “locked” mas o mais provável é estar relacionado com o tamanho (demasiado grande) de um ou mais ficheiros que o sistema não consegue mover. Antes de apagar algum ficheiro importante, vamos experimentar apagar apenas a imagem temporária do “sleep” (sudo rm /var/vm/sleepimage). Se o "Boot Camp Assistant" ou o “Disk Utility” continuar com mensagens de erro, então temos que procurar pelo(s) ficheiro(s) que possa(m) estar na sua origem. Normalmente são imagens do VMware, Parallels, VirtualBox, etc.

No meu caso, bastou mover a imagem do VMware correspondente ao Windows 7 (tem quase 30gb...) para um disco externo. Depois de criada a partição, foi só voltar a copiá-la para o disco rígido.

#update: Se mais tarde quisermos reduzir a partição do OS X e o "Disk Utility" mostrar a mensagem de erro "MediaKit reports no such partition", arrancar com o cd do Ubuntu e usar o GParted. [Nota: Este programa apenas reduz partições hfs+ (mais info aqui). Se quisermos aumentar a partição do OS X, jogamos ao contrário, ie, reduzimos primeiro a partição do Linux (ou Windows, etc.) e só depois corremos o "Disk Utility"].

domingo, 16 de maio de 2010

Ubuntu One Music Store e o Lince Ibérico

Uma das novidades do lançamento da última versão do Ubuntu foi a criação do Ubuntu One Music Store. É um serviço online integrado no Rhythmbox onde o utilizador pode adquirir música de centenas de bandas/artistas em formato MP3 a um preço bastante acessível e - ao contrário do iTunes - sem quaisquer restrições do famigerado DRM.

Ao lançar a versão 10.04, a Canonical pretendeu prestar tributo ao lince ibérico, não só através do nome de código “Lucid Lynx” como também proporcionando uma ajuda financeira: 50% dos lucros obtidos no Ubuntu One Music Store revertem a favor da conservação desta espécie em vias de extinção, sendo doados à organização portuguesa “SOS Lynx”.

Para mais informações, clique aqui e aqui.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ubuntu Linux: Canon Pixma iP2600

A Canon fornece a driver para o Linux. Acontece que os ficheiros cnijfilter-common_2.90-1_i386.deb e cnijfilter-ip2600series_2.90-1_i386.deb dependem da libcupsys2 e o Lucid Lynx tem a libcups2 instalada. Assim, é impossível prosseguir com a instalação devido a problemas de dependência.

A única maneira de ultrapassar este obstáculo é informar a driver para procurar pela lib correcta. Para isso, temos de descompactar os dois ficheiros .deb, editar o ficheiro que contém a instrução para procurar pela libcupsys2 e substituir por libcups2. Parece complicado mas é mais simples do que parece :) Basta fazer o seguinte:

1.- Abrir o terminal e digitar
    ~$ dpkg-deb -x cnijfilter-common_2.90-1_i386.deb common

    ~$ dpkg-deb --control cnijfilter-common_2.90-1_i386.deb
2.- Neste momento, existem duas directorias: "common" e "DEBIAN". O nosso objectivo é editar o ficheiro “control” que está na directoria "DEBIAN".
    ~$ cd DEBIAN

    ~$ gedit control
3.- Procurar por libcupsys2 e substituir por libcups2. Gravar e sair.

4.- Copiar a directoria "DEBIAN" (arrastar a pasta e não somente copiar os ficheiros) para a directoria "common".

5.- De seguida, voltamos a compactar para .deb.
    ~$ dpkg -b common cnijfilter-common_2.90-1_i386.deb
6.- Duplo-click no novo cnijfilter-common_2.90-1_i386.deb para instalar.

7.- Repetir os passos acima para o ficheiro cnijfilter-ip2600series_2.90-1_i386.deb.

8.- Depois de instalados estes dois ficheiros, ainda precisamos de fazer o seguinte no terminal:
    ~$ sudo chown -hR root /usr/lib/cups/filter

    ~$ sudo chown -hR root /usr/lib/cups/backend

    ~$ sudo chgrp -hR root /usr/lib/cups/filter

    ~$ sudo chgrp -hR root /usr/lib/cups/backend
9.- Reiniciar o computador.


* Dica retirada daqui.