sábado, 31 de janeiro de 2009

As voltas que o mundo dá (V)

Os irlandeses passaram a ser maioritariamente favoráveis ao Tratado de Lisboa, que haviam rejeitado em referendo realizado em Junho passado, sendo a reviravolta de opinião induzida pela crise económica, revela uma sondagem esta sexta-feira divulgada. - Fonte: JN
Mergulhada na tormenta financeira, a Islândia tenta sobreviver ao naufrágio. A pequena ilha de 313 mil habitantes, evitou, por pouco, a bancarrota. Mas a crise relança o debate sobre a eventual adesão do país à União Europeia – vista como uma bóia de salvação. - Fonte: Euronews

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reciprocidade

1.- Não sei se Sócrates é culpado no caso Freeport. Para já, não existem provas concretas que o Primeiro-Ministro tenha recebido luvas na aprovação deste projecto. Aliás, custa-me a acreditar, mas não me custa acreditar que familiares como o tal tio se quisessem aproveitar de terem um sobrinho no Governo para tentar sacar algum. Aguardemos o resultado das investigações.

2.- Indigna-me a ligeireza com que a polícia britânica tem gerido este caso, em particular a forma prepotente como solicitou os dados bancários de um primeiro-ministro estrangeiro. Ou como pediu para efectuar escutas telefónicas sobre vários cidadãos em solo não britânico. Como reagiriam se fosse o inverso?

3.- Desde 2005 que as autoridades portuguesas aguardam documentos, entre os quais está o tal vídeo em que, de acordo com os ingleses, um certo senhor Smith afirma ter pago a José Sócrates (o mesmo senhor Smith que já veio a público negá-lo, acrescentando que tudo se esclarecerá mais tarde). Porque não enviam esse DVD às autoridades portuguesas? Porque não correspondem às diligências da Procuradora-Geral adjunta, Cândida Almeida, nomeadamente na investigação de cidadãos britânicos que em Inglaterra cometeram crimes com repercussão em Portugal? Enfim, a cooperação/colaboração deve funcionar em ambos os sentidos e não apenas num.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

World of Goo soundtrack

O autor das músicas do "World of Goo", Kyle Gabler, decidiu reunir em 27 faixas os excertos usados no jogo e distribuí-las gratuitamente em formato .mp3 (256kbps) num álbum como sendo "as close to an 'official' soundtrack I'll ever make for the game".

A compilação está disponível num ficheiro .zip (85Mb) e pode ser sacada aqui.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dead Snow: A Norwegian Nazi Zombie Film

Porque a malta está a precisar de rir um bocadinho, aqui fica uma sugestão para os saudosos do "Evil Dead" ;)

Umas férias na neve transformam-se num terror para um grupo de jovens quando estes se vêem confrontados com uma inimaginável ameaça: zombies nazis!!



+info | Site oficial

As voltas que o mundo dá (IV)

Espanha
A Standard & Poor's acaba de baixar o rating da dívida espanhola em consequência da deterioração das finanças públicas. "A actual crise financeira mostrou a fraqueza estrutural da economia espanhola que era inconsistente com o rating AAA". É previsto que, até ao final deste ano, o défice orçamental chegue aos 6,2%. Por sua vez, a Comissão Europeia prevê que a taxa de desemprego atinja os 19% em 2010, tornando-se, mais uma vez, a mais elevada da zona euro.

Irlanda
De acordo com o FT, o défice orçamental da Irlanda atingirá este ano os 9,5% enquanto que a taxa de desemprego subirá para os 10%. Em 2007, o "tigre celta" apresentava um superavit orçamental e a taxa de desemprego rondava os 4,5%.

Portugal
A Economist Intelligence Unit - uma instituição de análise financeira ligada à revista "The Economist" - prevê que o défice orçamental português duplicará em 2009, passando dos actuais 2,4% para 4,5%, e a taxa de desemprego de 7,8% para 8,9%. A dívida pública poderá chegar aos 70% do PIB.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Transparência na AP

Quem já visitou o site oficial dos contratos públicos, conhece bem as dificuldades que é consultar as centenas de páginas dos contratos realizados pela nossa administração pública.

Por forma a ultrapassar estas dificuldades e tornar mais transparente a pesquisa e navegação no "base", a Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) lançou um site onde é possível verificar de uma forma simples e intuitiva todas as despesas feitas numa determinada área por ajuste directo (i.e., sem concurso público). Por exemplo, saber quanto o Estado Português paga actualmente à Microsoft em renovações de licenças ou que a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou 5.806,08 euros em 9072 rolos de papel higiénico (no Jumbo o mesmo número de rolos teria custado 1.451,52 euros (9072*0,16 euros). São "só" 4.000 euros de diferença...).

De acordo com a ANSOL, o custo total deste site ficou em 18 euros mais 7 horas e 44 minutos 10 horas e 15 minutos gastas em trabalho prático (criação e implementação da aplicação informática).

Fica uma vez mais demonstrado que a implementação de software livre na administração pública permite concretizar projectos bem feitos e com custos muito mais reduzidos, aliviando assim o erário público. Numa altura de crise financeira, seria um bom sinal que o Estado dava.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Onde está o "terrorista"?


(clicar na imagem para aumentar)

Cartoon de António Jorge Gonçalves
in oInimigoPúblico, n.º 277, 08/01/2009, p. 8

domingo, 11 de janeiro de 2009

Em Gaza

Repugna-me que Israel, sabendo que o Hamas usa crianças e outros civis como escudo humano, continue a bombardear Gaza a esta escala. Usando por analogia o recente e infeliz caso do BES, é como se a polícia tivesse disparado a matar sobre os assaltantes sem considerar o perigo de vida dos reféns. Seriam danos colaterais...

Esta carnificina sob a égide de Tel Aviv não contribui em nada para "exterminar" os terroristas, mas antes para alimentar os extremismos anti-semitas. Actualmente, um milhão e meio de palestinianos encontram-se encurralados sem electricidade, água potável, comida e assistência médica. Não há maneira de escapar a este gueto/campo de concentração.

Não será que a resolução deste conflito passa por respeitar a resolução das Nações Unidas que reconhece a existência de uma nação palestiniana independente? Deveriam existir duas nações soberanas naquela região do globo e não apenas uma...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Windows 7: (a)versão beta

A Microsoft disponibilizou hoje ao público em geral a versão beta do seu próximo sistema operativo, o Windows 7.

Pior do que ser forçado a usar o Windows, é usar uma versão beta do dito cujo.

(Para esses masoquistas: depois de instalado, apliquem de imediato este patch. Caso contrário, os vossos ficheiros .mp3 correm o risco de ficar... erm... corrompidos).