segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Casamento gay

1.- Tenho algumas reservas sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sobretudo se este “direito” servir como porta de entrada à adopção de crianças. Não sei se será positivo para uma criança crescer num ambiente onde não haja uma figura materna e uma figura paterna saudavelmente definidas. Gostava de ouvir pedopsiquiatras, psicólogos, educadores de infância... enfim, técnicos e especialistas ligados à área da pedagogia falarem sobre isto.

2.- De acordo com a última sondagem realizada pela Universidade Católica Portuguesa, 53% dos portugueses são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Contudo, grande parte dos inquiridos é favorável à consagração de direitos equivalentes aos do casamento "tradicional", nomeadamente no que se refere a questões jurídico-fiscais.

3.- Em minha opinião, Sócrates fez bem em adiar este assunto. Uma matéria tão sensível/controversa e fracturante não deve ser decidida “em cima do joelho”. Para além do mais, e numa altura em que todos os parlamentos do mundo discutem a actual crise financeira, o parlamento português deveria também organizar as suas prioridades. É uma questão de timing.