sexta-feira, 4 de abril de 2008

Interoperaquê?

Soube hoje que o formato "aberto" da Microsoft (OOXML) foi aprovado pela International Standard Organization (ISO) como standard para documentos electrónicos. Talvez não seja geek suficiente mas não consigo perceber esta decisão. Se já existia um formato reconhecido e usado internacionalmente (o ODF), porquê esta duplicação de standards?

Não será que vai criar mais confusão? E os custos desta interoperabilidade? Se a Microsoft está mesmo interessada em abrir os seus formatos (conforme requerido pela Comissão Europeia em 2004) porque é que teve necessidade de criar um novo e não aproveitou o já existente que é 100% aberto?

Para além do mais, há fortes indícios que houve irregularidades nesta votação. Em Portugal, por exemplo, o presidente da comissão (supostamente composta por especialistas independentes) que recomendou o voto no OOXML trabalha na Microsoft. A IBM e a Sun Microsystems não estiveram representadas.

A realidade é que todo este processo está longe de ter sido transparente. E a postura da Microsoft não parece ter sido a mais correcta.