quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Google Chrome (Mac OS X): algumas dicas (I)

Como criar múltiplos perfis

1.- Abrir o “AppleScript Editor";

2.- Vamos supor que queremos criar um perfil para as “Finanças”. Fazemos o seguinte:
    do shell script "/Applications/Google\\ Chrome.app/Contents/MacOS/Google\\ Chrome --user-data-dir=/Users/$USER/Library/Application\\ Support/Google/Finanças > /dev/null 2>&1 &"
(Para criar com outro nome, basta alterar onde está “Finanças”...)

3.- Gravar como aplicação (seleccionar “Application” no File Format). Por ex: Google Chrome Finanças.app. Depois, é só arrastar para a pasta das aplicações.

(Se quisermos alterar o ícone, basta fazer cp/paste do original.)

Como alterar (temporariamente) o user-agent

No terminal, escrever:
    open /Applications/Google\ Chrome.app --args -user-agent="Mozilla/5.0 (X11; U; FreeBSD i386; en-US; rv:1.9.2.10) Gecko/20100914 Firefox/3.6.10"
Como alterar o user-agent num novo perfil

1.- Abrir o “AppleScript Editor”;

2.- Copiar o seguinte:
    do shell script "/Applications/Google\\ Chrome.app/Contents/MacOS/Google\\ Chrome --user-data-dir=/Users/$USER/Library/Application\\ Support/Google/Finanças --user-agent='Mozilla/5.0 (X11; U; FreeBSD i386; en-US; rv:1.9.2.10) Gecko/20100914 Firefox/3.6.10' > /dev/null 2>&1 &"
3.- Gravar como aplicação.

sábado, 18 de setembro de 2010

Critérios

Os critérios jornalísticos são fascinantes. Todos os canais de televisão e de rádio noticiaram o tiroteio em Alcains. Falaram de pessoas, de famílias, de primos e tios. Houve vítimas, mortos e feridos. Um homem de quarenta e tal anos, outro de vinte e tal. Também ouvi a expressão ‘comerciantes’. Nunca a expressão ‘ciganos’ apareceu, em qualquer notícia de qualquer jornal - pelo menos dos que me passaram pelos olhos – apesar de todos os envolvidos serem ciganos. Compare-se com a situação das expulsões de França. Se as notícias tivessem sido dadas do mesmo modo, apenas saberíamos que um grupo de emigrantes ilegais que se dedicavam ao tráfico de droga, à mendicidade e aos pequenos furtos tinha sido expulsa do país. Nada de extraordinário. Poupavam-se muitas indignações.

João Caetano Dias
in Blasfémias, 18/9/2010